Uma pesquisa nacional recente feita pela
Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio – RJ) em parceria com o Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos
(Ipsos) demonstrou que mais de 40% de jovens brasileiros com idade entre
16 e 24 anos possuem conta bancária. As entrevistas foram feitas com 1 mil
pessoas em 70 cidades, incluindo nove regiões metropolitanas. Esta análise
destoa da mesma feita em 2008 quando essa proporção era de 26%.
A pesquisa contemplou também
questionamentos sobre pagamento de parcelamento (31%) , uso de cartão de
crédito (24%) e evolução dos jovens com
relação ao uso da internet (74%). Sobre os sites mais acessados, é lógico que
as redes sociais lideraram com 84% da preferência, seguidos de sites de
pesquisa (57%) e acesso a e-mails (24%).
De acordo com o economista
Chistian Travassos, da própria Fecomércio-RJ, a realidade do jovem no Brasil
melhorou muito nos últimos anos. O aumento de postos de trabalho com registro
em carteira e as facilidades para estudar fizeram o jovem ficar mais inserido
no mercado de consumo e crédito. Além de estarem antenados, com acesso a mais informação, através da rede
mundial de computadores.
É importante que os jovens
saibam aproveitar essa melhora na situação financeira para crédito e compra, mas
também devem ficar atentos para não se transformarem em adultos e idosos cheios
de pendências junto ao Serviço de Proteção ao Crédito. Usem essa possibilidade
para darem uma lição de controle de gastos em casa, para os mais velhos,
aprendam a poupar e a se familiarizar com as planilhas de custos.
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