Pular para o conteúdo principal

CRISE DE ÁGUA E DE CONSCIÊNCIA


Acabei de ler um artigo de um arquiteto e urbanista da USP que trata justamente da nossa crise atual, a da água. No texto ele cita alguns mitos, que até já tinha pensado, mais que precisava de maior embasamento para falar.

As desculpas que mais ouvimos dos governantes, seja de SP ou do RJ, nas últimas semanas:

“Não choveu e por isso está faltando água”,
“É por causa do aquecimento global”,
“As próximas chuvas farão que o sistema volte ao normal”,
“Precisamos economizar água”,
“Não há racionamento”.

É tudo balela...

Em SP, a SABESP não está preocupada com a entrega de serviços de qualidade, ela quer
mesmo é encher os bolsos dos acionistas.

Aqui no RJ, dentro de 1 semana mudaram duas vezes o discurso de que não faltaria água.
Engraçado é que já tem vários bairros da Baixada Fluminense que já sofrem de falta de água há anos ou mesmo já recebem o abastecimento racionado, duas, três vezes na semana.

Sobre as desculpas citadas acima, como sempre a população está sendo enganada. Só para avaliarmos duas dessas mentiras. 

- “Não choveu e por isso está faltando água”. É perfeitamente natural que ocorram períodos
de estiagem e chuvosos. Um sistema de abastecimento que seja eficiente tem que levar em consideração esses fatos.


- “Precisamos economizar água”. Os grandes consumidores que são as indústrias ou grandes estabelecimentos, e a perda de água por falta de manutenção do sistema representam os maiores gastos. Infelizmente os números oficiais não aparecem.

Em suma, a crise hídrica não é um problema só meu ou seu mais sim é o resultado de uma
má gestão que há muitos anos vem acabando com a água, com as matas, com o ar e com a nossa paciência.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MOBILIDADE: NOSSO "CARMA" DE TODO DIA

Já não é de hoje que especialistas falam que o nosso país não tem infraestrutura, não tem  mobilidade, não é seguro para transações on line (muito menos presenciais). Por outro  lado, tem os adeptos de que compartilham da ideia de que a tecnologia melhorou  nossa vida. Me diga como, pois ainda não sei. Pelo que eu saiba ainda não inventaram um app para Android em que eu me teletransporte  para onde eu precise chegar, no horário certo. Movimentar-se de transporte público ou particular no centro do RJ está difícil. Na verdade  sempre foi, só que agora está um pouco pior. Ei de concordar que mudar é preciso! Há muitas décadas o centro não passava por uma revitalização. A quem possa interessar  e não saiba, as ruas do centro da cidade foram pensadas para o trânsito de carros  e não para o transporte público. A Praça Mauá, que no início da colonização era uma praia  com um pequeno cais, hoje em dia está totalmente descaracterizada e com um trânsito péssimo.  A Avenida Pres

País joga dinheiro no lixo

Segundo informações da Frente Parlamentar de Incentivo à Cadeia Produtiva da Reciclagem, o Brasil está jogando fora cerca de R$ 8 bilhões. Esse valor é o mesmo que o do orçamento para os custos das obras nos estádios para a realização da Copa do Mundo. O desperdício de materiais recicláveis é vergonhoso já que os mesmos, se fossem tratatos, além de amenizarem os impactos no ambiente também contribuíriam para uma melhora social. Exemplo disso é o paulista Wilson Quintella Filho de 55 anos. Ele é dono da maior empresa de saneamento ambiental do Brasil com faturamento no ano de 2011 de R$ 1,2 bilhão. A empresa tem cerca de 5.000 funcionários e explora aterros sanitários até na Colômbia e Argentina. O meio ambiente agradece pois a empresa de Wilson processa 14 milhões de tonelada/ano de lixo (cerca de 25% do total coletado nas cidades do Brasil). Existe um Projeto de Lei n° 6146/13 que admite a pessoas físicas e jurídicas a aplicar parte do Imposto de Renda em projetos ambient