Pular para o conteúdo principal

Gastos com a Copa doem no coração e no bolso


Me deparei essa semana com uma notícia trazida pelo SPC Brasil de uma pesquisa que identificou que sete em cada dez brasileiros estão acumulando gastos extras em função da Copa. Até aí, tudo bem, nada de novo se levarmos em conta que o povo brasileiro é apaixonado por futebol desde sempre.

O que me espanta é saber dos preços cobrados desde a entrada nos estádios que sediam os jogos até a alimentação dentro dos mesmos. Preços absurdos, abusivos, que nem gringo quer ver. Bares e restaurantes também resolveram entrar nessa onda careira.

Numa pesquisa com 2.558 consumidores nas 12 cidades-sede, 72% dos entrevistados têm a intenção de assumir gastos extras durante a Copa do Mundo, principalmente com alimentação e bebidas, a fim de acompanhar os jogos na companhia de amigos e familiares. Essa porcentagem representa pouco mais de 14 milhões de pessoas.

O que realmente preocupa é a falta de controle dos gastos já que 58%  dos entrevistados não fizeram qualquer tipo de planejamento para esse gasto. Muitos consideraram que essas despesas não comprometeriam suas finanças, será???

Agora que a taça para o Brasil não vem mais, deixaremos de gastar tanto em função dos jogos. Ou não... Vamos gastar em dobro para afogar as mágoas da vergonha do jogo da semifinal.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRISE DE ÁGUA E DE CONSCIÊNCIA

Acabei de ler um artigo de um arquiteto e urbanista da USP que trata justamente  da nossa crise atual, a da água. No texto ele cita alguns mitos, que até já tinha  pensado, mais que precisava de maior embasamento para falar. As desculpas que mais ouvimos dos governantes, seja de SP ou do RJ, nas últimas semanas: “Não choveu e por isso está faltando água”, “É por causa do aquecimento global”, “As próximas chuvas farão que o sistema volte ao normal”, “Precisamos economizar água”, “Não há racionamento”. É tudo balela... Em SP, a SABESP não está preocupada com a entrega de serviços de qualidade, ela quer mesmo é encher os bolsos dos acionistas. Aqui no RJ, dentro de 1 semana mudaram duas vezes o discurso de que não faltaria água. Engraçado é que já tem vários bairros da Baixada Fluminense que já sofrem de falta de água  há anos ou mesmo já recebem o abastecimento racionado, duas, três vezes na semana. Sobre as desculpas citadas acima, como sempre a

MOBILIDADE: NOSSO "CARMA" DE TODO DIA

Já não é de hoje que especialistas falam que o nosso país não tem infraestrutura, não tem  mobilidade, não é seguro para transações on line (muito menos presenciais). Por outro  lado, tem os adeptos de que compartilham da ideia de que a tecnologia melhorou  nossa vida. Me diga como, pois ainda não sei. Pelo que eu saiba ainda não inventaram um app para Android em que eu me teletransporte  para onde eu precise chegar, no horário certo. Movimentar-se de transporte público ou particular no centro do RJ está difícil. Na verdade  sempre foi, só que agora está um pouco pior. Ei de concordar que mudar é preciso! Há muitas décadas o centro não passava por uma revitalização. A quem possa interessar  e não saiba, as ruas do centro da cidade foram pensadas para o trânsito de carros  e não para o transporte público. A Praça Mauá, que no início da colonização era uma praia  com um pequeno cais, hoje em dia está totalmente descaracterizada e com um trânsito péssimo.  A Avenida Pres

A moda das GREVES acaba com a CIDADANIA

Greve de vigilantes, greve de rodoviários, greve de professores, greve da cultura, greve de hospital...e assim vai... É tanto departamento em greve ou em estado de greve, no Centro do RJ, que até vi um mendigo sentado numa calçada com um papel rabiscado dizendo que "ele e os companheiros de rua vivem há anos em greve de fome e nunca fizeram nada de concreto para mudar a situação". Parei para conversar com ele e em disse disse que já chamou uns amigos para saírem em passeata com ele pela Av. Presidente Vargas mas os demais ficaram com medo de serem presos, já que a polícia pode achar que estão querendo roubar os outros. Sabemos que a greve é um fenômeno motivado por problemas sociais, políticos ou econômicos. A palavra "greve" vem do francês "grève", que significa "não trabalho". No Brasil a primeira greve registrada foi em 1.858 e justamente por gráficos cariocas do Jornal do Comércio, Correio Mercantil e Diário do RJ. Eles rein