Um levantamento inédito feito pelo SPC BRASIL (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação nacional de Dirigentes Logistas) traçou o perfil do empreendedor do setor de prestação de serviços e demonstrou que além de persistentes, eles tem confiança e paixão pelo que fazem, contando apenas com uma boa experiência de mercado.
No estudo, praticamente metade dos empreendedores ouvidos (48%) começou a vida profissional no segmento de serviços sem ter nenhuma experiência prévia do setor. 29% já tinham trabalhado em alguma empresa do mesmo segmento e 20% começaram o negócio por influência da família. Outro ponto interessante é que 79% desses empreendedores não contaram com linhas de crédito e financiamento e utilizaram dinheiro próprio para abrir a empresa.
O diferencial para esses empreendedores é que tiveram experiência de mercado e a escolaridade nem foi tão fundamental assim, 72% dos entrevistados só tem, no máximo, o Ensino Médio.
Interessados em abrir um negócio próprio e serem seus próprios patrões aprendam com quem já sabe. A receita do bolo é autoconfiança, paixão pelo que faz e ousadia. BOA SORTE!!!!
Método
A pesquisa do SPC Brasil ouviu 653 empreendedores formais e informais do setor de prestação de serviços nas 27 capitais brasileiras entre os dias 4 e 13 de novembro de 2013.
A alocação amostral para cada cidade foi proporcional ao tamanho da população economicamente ativa (PEA) e a margem de erro é de 3,8 pp.
Material completo da pesquisa em https://www.spcbrasil.org.br/imprensa/pesquisas
Comentários
Postar um comentário